Tuesday, December 29, 2015

Palestra: Meditação e Auto questionamento: uma prática para o autoconhecimento e evolução!

















segunda feira 4 de janeiro das 19.00 às 20.00

Hoje em dia quase toda a gente já ouviu falar sobre meditação, ou pratica algum tipo de meditação. Mas o que é afinal a meditação e porque é tão importante meditar? Haverá alguma diferença entre as diferentes técnicas de meditação? E a mente, qual o seu papel no caminho da auto-realização? Estamos tão habituados a colocar a nossa atenção no nosso corpo e mente, naquilo que sentimos e pensamos, que geralmente é esse o nosso único sentido de identidade. Mas será o Eu apenas o corpo, a mente e a personalidade, construídas e reforçadas com as experiências e memórias do passado? Serei Eu separado de tudo aquilo que me rodeia? Ou haverá uma parte de mim que permanece para além das limitações do tempo e do espaço?

Sem nos apercebermos disso, a maior parte do tempo manipulamos a nossa experiência, procurando viver apenas aquilo que gostamos e rejeitando tudo o resto. A nossa relação com o Mundo é quase sempre uma experiência muito limitada, baseada essencialmente naquilo que conhecemos e que nos dá segurança. Ao mesmo tempo, há momentos das nossas vidas nos quais o tempo pára, em que de repente tudo parece perfeito tal como está e em que sentimos que nada nos falta. Outras vezes, conhecemos ou encontramos pessoas que, naquele momento, nos trazem a mensagem que precisamos ouvir, ou a ajuda que necessitamos para avançar. Estes são apenas alguns exemplos de momentos em que aceitamos a Vida tal como ela é! No entanto, mais cedo ou mais tarde, essa experiência desvanece, como acontece com tudo neste mundo, e voltamos a sentir um vazio que nada consegue preencher. Mas todos possuímos uma parte de nós que está sempre presente. Desde a nossa infância, até ao momento presente, há um Eu que observa com atenção cada instante, que vive cada experiência. O que, ou quem será este Eu?

Palestrante: Ricardo Gonçalves - Pai, biólogo de formação e co-fundador do projecto Vida em Transição. Nasci no Porto e aí vivi toda a minha vida, até ter sido pai há pouco mais de 3 anos e ter decido mudar-me para o campo, onde continuo a explorar as variadas facetas da Vida. A meditação é uma parte importante do meu dia-a-dia e contribui, juntamente com a contemplação e auto-questionamento, para o constante reconhecimento de quem sou e do meu propósito nesta vida.

Para saberem mais sobre o projecto:
http://vidaemtransicao.pt/blog/

Contribuição sugerida: 5€
Local:Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

No comments: