Thursday, November 29, 2012

Ciclo de oficinas "Um Ano de Fermentados": A Chucrute





















quinta-feira 13 de dezembro das 19.00 às 21.30

A Chucrute
   
.Introdução histórica
.Conservação de vegetais
.Lacto-fermentação e benefícios
.Relevância das brassicas 
.Probióticos sempre à mão – suporte da flora intestinal e sistema imunitário
.Mãos à obra
.Degustação

A chucrute é o nome que damos a um condimento feito a partir de couve fermentada juntamente com muitos outros possíveis ingredientes. A sua história e variantes regionais são vastas, assim como os seus benefícios para a saúde.

O hábito de fermentar couve acredita-se ter sido trazido da China para a Europa por Tártaros nómadas. Na China, a fermentação é uma prática constante, um condimento presente em qualquer refeição e chega a muitos de nós através da culinária macrobiótica.

Na Europa ela é consumida tradicionalmente em países mais frios, como França, Alemanha e vários países do leste como a Rússia e a Ucrânia. Há muitas variantes desta fermentação, de receitas cujo o único ingrediente é a couve, a complexas receitas onde gengibre e oregãos aumentam a complexidade de sabores deste condimento.

Nesta oficina iremos aprender a fazer chucrute, abordaremos a sua importância histórica e as suas vantagens nutricionais. Esta oficina será essencialmente prática. Fermentaremos juntos tanto a mais convencional chucrute assim como variantes regionais como o kimchi, o tsukemono, sauerüben.


Esta oficina está integrada no ciclo de oficinas "Um Ano de Fermentados" desenvolvido pelo Projecto Por Bem. A fermentação é uma prática milenar transversal a todas as culturas tradicionais. Muito mais do que um método de preservação alimentar ela garante alimentos fáceis de digerir e ricos em enzimas e probióticos. Ao longo de um ano iremos demonstrar como se faz cada um destes alimentos fermentados e abordaremos a sua história e os seus benefícios para a saúde. As oficinas terão uma forte componente prática.

Preço: 25€
Local:Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com
Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

No comments: