Thursday, December 17, 2009

quintal no expresso



"O Porto mexe. Convida e apetece. Renovou-se. Está mais cosmopolita e boémio. Inspira-nos. Nos últimos anos, a zona da Baixa foi tomada de assalto por um movimento de jovens urbanos e criativos com iniciativa e vontade próprias. As velhas ruas e artérias foram ocupadas por lugares com alma que respiram o ar deste tempo. São lojas, cafés, mercearias, galerias, restaurantes e bares pluridisciplinares que servem à la carte um novo modo de estar.

Há um bairro de artistas onde o vinil está na moda, cafés que vendem chá, roupa e objectos de design, bares que apresentam teatro, concertos e poesia, ou restaurantes que se transformam em noites de dança animadas por DJ. A geração que está a agitar a cidade cresceu com o Porto 2001, viajou, tem gosto próprio e contaminou esta energia para a zona histórica da cidade, que se encontrava praticamente esquecida.

Este é o futuro de um passado que teve início na Miguel Bombarda com a abertura de galerias e a invasão de prédios devolutos por parte de jovens artistas e comerciantes. Nas novas geografias urbanas cruzam-se tendências e experiências de várias cidades europeias. Há cada vez mais Berlim, Londres e outras capitais dentro deste mapa. Assim é o novo Porto, cool e apetecível."

No comments: