Monday, July 6, 2009

workshop de musicoterapia



dia 19 de julho das 10.00 às 14.00
preço: 36 euros
inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

A Musicoterapia é um recurso terapêutico não tradicional no campo da saúde. A Federação Mundial de Musicoterapia define-a como a utilização da música e os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo destinado a facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilidade, expressão, organização e outros objectivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

A musicoterapia procura desenvolver potenciais físicos e restaurar funções do indivíduo para que este alcance uma melhor organização intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação e tratamento.

O uso da música para melhorar a saúde é conhecido desde a Antiguidade, encontrado-se já registado nos papiros da Civilização Egípcia. A musicoterpia, como disciplina científica, desenvolveu-se a meados do sec. XX. Desde então, tem-se vindo a realizar muita investigação neste campo, descobrindo-se cada vez mais áreas de aplicação. Existem publicações científicas que demonstram os benefícios da musicoterapia em pessoas sãs, onde se observa redução dos níveis de stress, medidos através da diminuição de cortisol (hormona do stress) no sangue. Para além disso, a musicoterapia melhora a comunicação e aspectos emocionais.

A sessão estrutura-se em três partes: introdução, actividades e encerramento. Não é uma aula teórica, pois é dada de forma interactiva, em que os participantes interagem entre si e com a monitora. O ambiente é de total confiança e bom humor.

Realizam-se actividades musicais simples como :
cantar
escutar música guiada pela monitora
jogos musicais
improvisar música com instrumentos musicais simples e a voz
exercícios de música e movimento
exercícios de música e criatividade
técnicas de relaxamento com música

Os participantes necessitam trazer:
vontade de participar e divertir-se
instrumento musical (se tiver), simples ou mais complexo (pandeireta, maracas, flauta, guitarra, etc.)
cd's de música que escutam habitualmente (para algumas actividades)

Sobre a Formadora:
Raquel Costa, Licenciada em Medicina (Univ. Santiago de Compostela), com a especialidade de Psiquiatria, monitora de Musicoterapia (Fundação Mayeusis), especializada em Terapia Psicodinâmica (Universidade de Sevilha). Leccionou diversos workshops de Musicoterapia e Risoterapia no Holanda, Sevilha (Centro Casiopea, Atenção Psicológica e Social) e localidades das Províncias de Cadiz e Sevilha (Workshops do Município)

No comments: